Unorte sem Fronteiras - Uma Jornada pela América Latina

A equipe da UNORTE, liderada pelo Pró-Reitor Administrativo, Prof. Dr. Elias Naim Kassis, acompanhado pela Profa. Ms. Ana Paula Fugii, realizou uma expedição internacional pelos países da América do Sul: Colômbia, Equador e Peru.

O objetivo da viagem foi estabelecer parcerias e convênios com universidades públicas e privadas, assim como, instituições internacionais para aprimorar a educação e a formação continuada dos alunos da Unorte.

Durante a expedição, a equipe negociou um Convênio Específico na área de Odontologia e outros convênios específicos com diversos cursos para programa de formação continuada, além de parceria de realização em conjunto: seminários, workshop e congressos, com a Universidad de Guayaquil no Equador. É importante ressaltar que em 2022, representantes da Universidad de Guayaquil visitaram a UNORTE para assinar o Convênio Específico de Medicina em Colaboração Universitária, o que permitiu que conhecessem toda a infraestrutura da Unorte.

Outra negociação importante foi referente a uma parceria internacional para que alunos do exterior e do Brasil possam realizar estágios hospitalares, nas áreas de medicina e odontologia, junto a SOLCA - Sociedad de Lucha contra el Cáncer del Ecuador, em Guayaquil, Equador.

Além disso, a equipe apresentou toda a infraestrutura da UNORTE e firmou Convênios Marco de Colaboração Universitária Internacional com a Corporación Universitária Rafael Núñez e com a Universidad del Sinú na cidade de Cartagena na Colômbia. Também foi firmado um Convênio Marco de Colaboração Universitária Internacional com a Universidad Privada San Juan Bautista, na cidade de Lima, no Peru.

A equipe ainda promoveu e apresentou os cursos de extensão, capacitação e pós-graduação oferecidos pela Instituição ao Colegio Odontológico del Perú, Región Lima, cujos Convênios Marco e Específico na área de Odontologia foram assinados no ano anterior.

A visita se estendeu aos Colégios de Engenharia do Equador e Peru, onde apresentaram planos futuros de projetos na área de educação continuada e pós graduação na área de Engenharias em parceria com o Colegio de Ingenieros Civiles de Pichincha no Equador e o Colegio de Ingenieros del Peru, através de convênio de cooperação a ser firmado.

A visita aos países vizinhos foi um sucesso e estabeleceu as bases para uma colaboração produtiva e bem-sucedida entre as instituições. A UNORTE é reconhecida mundialmente por seus cursos altamente qualificados, tanto na graduação como em pós-graduação e cursos de extensão. A expedição foi um marco na história da Instituição de Ensino Superior e nossos representantes trouxeram novas oportunidades e perspectivas de um futuro de êxito para toda a Instituição.